Doula

Doula é uma palavra que vem do grego e significa "a mulher que serve", esta nomenclatura foi designada às mulheres que acompanham gestantes no momento mais especial de suas vidas.

Eu diria que a doula serve à vida, serve à feminilidade, serve à sua semelhante.

A doula tem o papel de oferecer um suporte emocional e físico à parturiente. Este suporte pode se estender também a um apoio psicológico e espiritual.

Antes do parto a doula orientar o casal que busca informações sobre o parto. Ajuda a gestante com os questionamentos e dúvidas, oferece dicas e apoio neste momento.

Durante o parto a doula proporciona métodos não farmacológicos de alívio de dor, oferece o ombro e as mãos. Pode ajudar com dicas de relaxamento, oferecer massagens, auxiliar na escolha de posturas mais confortáveis. Ela oferece o olhar e amparo durante o trabalho de parto.

Depois do parto pode auxiliar nas visitas oferecendo apoio e ajudando em alguns cuidados da mãe e bebê.

Meu objetivo como doula é estar presente em um momento especial, levar informação, ajudar no empoderamento da mulher, oferecer todo meu carinho e presença para a parturiente.

Após ter tido meu filho de parto natural ativo e humanizado e passar pela experiência de ter uma maravilhosa doula ao meu lado, o desejo de também proporcionar isso para outras mulheres se fez muito forte. Este trabalho também vem complementar minha carreira como terapeuta corporal, pois eu já atendia gestantes e agora posso dar continuidade a este trabalho quando for desejo da mesma.

Um comentário: