segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Quem cuida de quem cuida?



Cuidar de alguém é uma responsabilidade imensa, ainda mais se for um bebê. Bebês são seres totalmente dependentes, se não houver alguém que possa cuidar dele, ele não sobrevive. Um bebê é cuidado por 24 horas, por meses, anos, crianças precisam ser cuidadas.

Raramente um bebê não será cuidado por sua mãe assim que nascer, caberá à mãe alimentar, trocar, dar banho, verificar condições vitais, etc. Algumas dessas tarefas podem ser divididas com alguém, seja o pai, parente, cuidadora, mas a maior parte do "trabalho" fica realmente com a mãe.

Uma mulher dá seu próprio lugar, para que o lugar de uma outra pessoa possa ser construído. Ela não segue mais os seus próprios horários, nem suas próprias vontades. Ela cuida integralmente daquele pequeno Ser. Mas e essa mãe? Quem olha para ela? Quem cuida dela? Que pergunta o que ELA precisa? Quem oferece uma massagem , um chá, um colo?

Durante a gestação é muito importante organizar quem poderá auxiliar com a casa, comida, cuidados com o bebê ou outras tarefas pertinentes ao nascimento do bebê, mas e a organização de quem cuidará dessa mãe? Ela precisará comer, sim! Ela precisará de auxilio com a casa, sim! Mas quem cuidará DELA? Quem enxugará suas lágrimas quando ela não estiver mais suportando a responsabilidade de cuidar de um bebê? Quem irá levar um delicioso brigadeiro ao invés de uma sopa? Quem irá colocar a mão em uma dor que ela estiver passando? Ou apenas escutar as angústias e frustrações sem julgar?


Você já imaginou quem é essa pessoa que poderá fazer isso por você? Não existe ninguém? Nenhum parente perto, nenhuma amiga disponível? Recorra a um grupo de pós-parto, surgem amizades maravilhosas nesses grupos.
Conheça uma doula pós-parto, terapeuta, psicóloga, reserve fundos para esses momentos se for o caso, se não precisar de nada disso, invista em uma massagem, vai te ajudar.

Nenhuma dessas alternativas é viável? Bata na porta da vizinha, quem sabe lá existe alguém que tem tudo de melhor para oferecer, mas também não encontrou para quem dar? Não vamos nos prender dentro de casa aguardando a salvação, o puerpério pode ser um excelente momento de olhar novas perspectivas, criar novas amizades, ele não precisa ser solitário.

Fale, não guarde para si, expresse-se, vai ser importante para manter um bom nível de sanidade para cuidar do bebê. Permita-se encontrar alguém que pode cuidar de você também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário