segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O parto é fácil, difícil é o que vem depois.



É muito comum quem costuma ir em grupos de apoio ao parto ouvir essa frase vez ou outra: "O parto é fácil, difícil é o que vem depois".
Mas por que ouvimos tanto essa frase sendo dita por outras mães? Como que é possível que o tão temido e desconhecido parto possa ser "fácil" quando comparado à maternidade? Como é possível que seja tão difícil cuidar de um bebê?

A experiência de parto é única e inigualável para mulher, assim como o maternar, momento em que a mulher irá reconhecer que sua vida realmente mudou.
O resultado ao final do parto é o encontro com um bebezinho lindo, com um cheirinho especial e olhar profundo, o resultado do início da maternidade é um bebê que chora, faz coco, mama, não dorme. O resultado do início da maternidade é o reconhecimento de que a rotina mudou, a vida mudou e não tem mais volta.

Mas por que é tão difícil? Será que é mesmo tudo isso que falam? Eu não vou dar conta?

Sim, vai dar conta, por mais difícil que seja, por maior que seja quantidade de lágrimas, damos conta, talvez seja necessário reconhecer em algum momento que sozinha seja difícil e outras pessoas precisarão entrar na jogada e talvez esse reconhecimento possa abalar nossas estruturas. Como diz o provérbio africano "É preciso uma aldeia inteira para cuidar de uma criança".
Nossa sociedade atualmente tem quantidade de pessoas reduzidas em casa, formamos nossa família mais solitariamente, nossas casas são menores e as portas fechadas. Na época de nossas avós, sempre tinha uma tia, uma prima, irmã morando junto, as portas eram abertas e todos os vizinhos se conheciam, se ajudavam. O perfil familiar mudou drasticamente nas últimas décadas, menos filhos, somente o núcleo principal vivendo em uma casa/apartamento (pai, mãe, filhos). Quando acaba a farinha, corremos ao mercado ao invés do vizinho de porta.
A opção por uma forma de criar filhos de maneira "alternativa" também dificulta um pouco as coisas. Hoje temos uma criação plástica, com alimentação pobre, falta de incentivo à amamentação, industrialização e adultilização precoces de nossas crianças, querer criar bebês e crianças fora deste contexto se torna um verdadeiro "remar contra a maré", o que faz com que essa criação possa ser algo mais solitário para a família que opta por esses caminhos. Se eu escolher amamentar em livre demanda, ter ajuda de um parente que me incentiva a comprar uma mamadeira e diz que o leite é fraco, receber ajuda deste parente pode se tornar um verdadeiro caos, levando a mãe a optar por cuidar do bebê sozinha.
Uma mãe que acabou de parir, precisa de acolhimento, apoio e compreensão. Essa mãe não vai mais chegar em casa após um dia exaustivo e entrar em um banho gostoso e se acomodar no sofá com um chá quentinho, essa mãe vai sim chegar em casa e se deparar com um bebê chorando, fralda para trocar, pilhas de louça para cuidar e um livro não terminado na cabeceira da cama, aquele que ela parou na metade um dia antes do bebê nascer.
O bebê demanda muito, ele PRECISA da mãe para viver, sem o leite, o carinho e a percepção de como ele está, este bebê não continua com sua vida e essa dedicação faz com que a mulher se torne uma outra pessoa além do que ela conhecia antes, ela se torna a peça chave para que a vida continue, e talvez essa responsabilidade possa ter um peso muito grande para algumas mulheres, que passam a vivenciar essa experiência  tão intensamente que esquecem de se olhar no espelho.

Mas calma, é possível continuar se olhando, é importante não esquecer que dentro dessa fábrica ambulante de leite existe uma mulher que carrega toda uma história de vida, uma mulher que foi capaz de trazer uma criança ao mundo e será capaz de cuidar desse Ser.

O parto são algumas horas, a maternidade é para vida toda. O parto dói, a maternidade também irá doer muitas vezes, mas assim como o parto, tem amor, tem superação, tem VIDA!

É difícil, mas vale cada segundo, a criança vai crescer e um dia espontaneamente vai falar: "Eu te amo", vai tocar sua face e vai te olhar. Neste olhar toda a dificuldade irá deixar de existir por um momento, o momento do reconhecimento, do amor verdadeiramente incondicional e vai valer à pena, todas as lágrimas irão valer a pena. Você vai se ver neste olhar!

E muito provavelmente você vai desejar outro parto, outra criança!





Fonte Imagem:http://www.dailymail.co.uk/femail/article-3237618/I-raw-Mother-posts-devastating-image-sobbing-cradling-newborn-baby-shed-light-realities-postpartum-depression.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário