segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Não se curve

Imagine a seguinte cena: caiu uma moeda no chão e prontamente você abaixa para pegá-la.

Nessa cena, como que você abaixou? Foi curvando a coluna, deixando as pernas praticamente retas? Caso sim, fez errado, bem errado.

Sabe porque está errado? Porque a coluna não foi feita para fazer tal movimento. E quando esse mesmo movimento é feito para carregar algo pesado, pior ainda, a pobre da coluna não aguenta, ela grita!

Então que parte do corpo foi feita para isso? Pernas, braços e abdomen. Então por que não os utilizamos? Porque não há força. Devido ao sedentarismo e falta de exercícios, essas partes do nosso corpo ficam flácidas e fracas, não conseguindo desempenhar suas funções em sua plenitude, por isso sentamos curvados, ao ficar de pé ficamos inclinados para trás ou colocando o peso em uma das pernas com o corpo todo torto.

O abdomen é uma das partes mais importantes do nosso corpo (na minha opinião). Além de lá dentro estar quase todos os orgãos, ele sustenta nossa coluna. Existe um músculo muito importante nessa região chamado psoa, ele deve ser bem cuidado e ficar fortinho, tem que cuidar do psoa, ele é um cara legal.

Com o abdomen forte, conseguimos ter uma postura mais ereta, sentar sem fazer corcunda, ter força para carregar peso sem sobrecarregar a lombar. E mantendo abdomem e pernas fortalecidos, quando abaixarmos para pegar algo, iremos flexionar as pernas ao invés de curvar a coluna.

Então é hora de começar a praticar exercícios que fortaleçam pernas e abdomen, assim o seu corpo fica forte e a coluna fica com um bom apoio.



Além disso, é preciso ter cuidado com os movimentos para evitar lesões nos músculos, nervos, tendões. Começe a observar como que entra e sai do carro, como que pega algo que está no alto, enfim, todos os movimentos. E veja se não está sendo um esforço extra, se está fazendo movimentos bruscos ou exigindo demais do seu corpo. Vou dar um exemplo que nós mulheres adoramos fazer: Quando vamos dirigir um carro, a bolsa vai logo para o chão do banco de trás, na hora de pegar a bolsa (que por sinal está pesada), quase que o braço fica preso entre os bancos não è mesmo? E para sair do carro? A perna já está lá fora enquanto que todo o corpo está virado para o lado oposto da porta.

Muitos movimentos são feitos erroneamente por conta de pressa, por isso calma, muita calma, de tempo ao seu corpo, movimente-se sutilmente, com leveza, como uma dança.

Dar leveza e força ao corpo é algo que pode mudar sua vida e diminuir suas dores.

Bons movimentos.

Namaste _/\_

Egle Prem

Nenhum comentário:

Postar um comentário