terça-feira, 30 de agosto de 2011

VENTOSATERAPIA


Ventosaterapia é um método que visa tratar doenças causando uma congestão local por meio de um vácuo em determinadas regiões do corpo. Em virtude desse vácuo, nos tecidos superficiais forma-se a êstase sanguinea, a drenagem do sangue, através da troca gasosa, que limpa o sangue pela pele (a ventosa tem a mesma fisiologia da troca gasosa do pulmão), com isso há a limpeza do sangue venoso, obtendo-se o pH equilibrado de 7,3 a 7,5) do sangue arterial.
Considerando o fato que todas as patologias se originam à partir do desequilibrio do pH do sangue, a ventosaterapia é um meio de prevenção e tratamento de doenças existentes.

Embora a ventosa seja muito utilizada pela Medicina Tradicional Chinesa, há históricos de utilização dessa terapia no Egito Antigo. Hipócrates e Paracelso também relataram a utilização dessa técnica. Na Idade Média, ela era aplicada em toda Europa.

Existem vários tipos de ventosas: copo de vidro, bambú, copo de argila. Em meus tratamentos utilizo a ventosa de copo acrílico e a sucção é feita por uma bombinha.

A ventosa gera muitos benefícios:

- Mantém o pH do sangue numa faixa de acidez ligeira, entre 7,2 a 7,5, aumentando a vida média dos glóbulos vermelhos.
- Limpa os glóbulos vermelhos degenerados.
- Aumenta o nível de cálcio no sangue.
- Fortalece os vasos.
- Ativa a secreção hormonal.
- Elimina dores.
- Acelera a digestão.
- Combate tosse.
- Trata intoxicação por substâncias químicas, remédios e gases.
- Elimina toxinas.
- Acalma o nervosismo.
- Controla hipertensão e arteriosclerose.
- Controla alergia.
- Proporciona sensação de bem-estar e relaxamento imediato.

Dentro outros inúmeros benefícios.

A ventosa pode ser um método de diagnóstico, avaliando a cor após a aplicação, quanto mais fraca a colaração do local, mais saudável a pessoa se encontra. As manchas que ficam no local são decorrentes da eliminação de toxinas.

São poucas as contra-indicações no uso da ventosa, como em caso de febres, cólicas, convulsões, doenças de pele e alergias, anemia, espasmos, úlceras, disturbios hemorrágicos e inflamações ulceradas, em locais com fraturas e feridas, em mulheres grávidas não colocar ventosas na região lombar e abdominal. Evitar o uso em idosos com pele frágil.

Dizem os bons acupunturistas que se a acupuntura não resolver, utilize a moxabustão, se esta não resolver, utilize a ventosa.

Espero que tenham o interesse em experimentar.

Namaste.

Egle Prem

Ps: Consulta realizada em material da Humaniversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário