quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Um toque de liberdade


LIBERDADE

Uma palavra que todos conhecem, ou ao menos pensam conhecer.

Muitos acham que liberdade é ser dono do próprio nariz e pronto, só isso. Sim, isso faz parte, mas a liberdade vai muito além disso. Ser dono do nariz é uma consequência na verdade.

A liberdade é fruto do domínio do seu corpo, da sua mente e da sua alma.

Hoje em dia o corpo nos domina. A sociedade e a mídia definem qual é o corpo certo, e logo as pessoas ficam em busca desse corpo, não pela saúde, mas para poder usar a roupa que a revista diz que é legal. Muitos não gostam de seus corpos porque alguém falou para ele que não pode estar fora de forma, que não pode ter estrias, não pode ter marcas, não pode nada, tem que ser perfeito. As pessoas frenéticamente saem em busca do tal corpo perfeito. Mas qual é o corpo perfeito? O que faz um canal de televisão, uma revista ou um Spa terem o direito de te dizer como que você tem que ser?
É livre aquele que ama e aprecia o corpo como ele é, que se olha no espelho e se contenta. Que respeita os limites do seu corpo, que não tem repulsa ao toque, que veste o que quer, quando quer, como quer, seja justo, colorido, engraçado. Cuidar do corpo é sim importante, mas porque você quer, e não para agradar aos outros.

A mente é uma aliada do nosso ser, mas quando nos deixamos ser dominados por ela, ela se torna um grande tormento. Temos milhares de pensamentos em um único dia. E uma grande maioria são indesejáveis. Quando pensamos o que não queremos, ou quando pensamos nos afazeres do futuro ou passado, é a mente que nos domina.
Quando nos tornamos escravos da mente, não vivemos o presente, pois a mente não escolhe qual pensamento é bom para nós, ela apenas vai nos enviando tudo o que está dentro dela naquele momento. Dominar a mente é tomar posse de si mesmo, é ser livre, pois quando se domina a mente, vive-se o presente, as PRÉocupações deixam de existir.
Para que se PRÉocupar com o dia de amanhã? Hoje você nada pode fazer pelo amanhã.
E se PRÉocupar com coisas do passado? É pior ainda, já passou. Tem que pensar no agora. A mente dominadora gasta muito tempo com o que já existiu ou com o que não existe, já a mente controlada (por nós) aproveita o tempo, pois ela VIVE o agora.
Com meditação e obervação dos pensamentos, podemos atingir essa liberdade.

A alma é livre quando corpo e mente estão dominados. A alma fica leve. Não há cobranças religiosas ou imposições absurdas.
A alma se solta, se expande. Vem junto com essa expansão uma alegria verdadeira, uma felicidade plena (que só os livres entendem).
A Paz toma conta de todo o ser, chegando ao ponto do corpo, da mente e da alma ficarem flexíveis, gostosos, despojados.

Ser livre é viver no mundo sem ser dominado pelo mundo. É não ter vergonha de ser quem é.

Deixe a liberdade te tocar. Trabalhe o corpo, a mente e alma e se abra para um mundo de infinitas possibilidades, fugindo das imposições, trabalhos que desagradam, pessoas que não gosta, compromissos forçados. Quando a liberdade te toca, aí sim você vive a sua essência.

Boa liberdade para vocês.

Um comentário: