quinta-feira, 2 de junho de 2011

Alimentar-se: um ato sagrado




Olá almas brilhantes.

Com grande alegria inicio as postagens nesse blog, espero poder dividir um pouco de conhecimento e trazer informações que sejam interessantes para vocês.

Hoje gostaria de falar sobre alimentação.

Me recordo de uma professora dizendo que basta observar a alimentação de uma pessoa para saber como é a vida dela.

Quem se alimenta em fast foods, não tem horário para comer, come qualquer coisa, come rápido, sempre com pressa, a vida provavelmente estará desorganizada, a pessoa não tem tempo para nada, falta-lhe energia para chegar ao fim do dia.

Já quem se alimenta com horários definidos, come todos os alimentos necessários para um bom funcionamento do organismo, provavelmente ela tem o dia organizado, consegue dar conta de tudo o que precisa e chega ao final do dia com disposição.

Se a sua vida está bagunçada e pretende colocá-la nos eixos, comece organizando a sua alimentação, pois isso envolverá toda uma mudança de rotina, que irá impactar no seu dia-a-dia como um todo.

Hoje em dia a maioria das pessoas come com pressa, não saboreia o alimento, não o mastiga, não agradece, isso faz com que o corpo não capte a essência do alimento, acabamos comendo mais.

Por mais que não seja possível comer em casa, procure por restaurantes que forneçam todos os grupos alimentares, que ofereçam saladas e legumes e sente-se para comer aquele alimento com consciência. Deixe os sanduíches para o de vez em quando somente, e não sempre.

Alimentar-se é um ato sagrado, é um ato que deveria ser feito como uma meditação. Mesmo que naquele dia o seu prato não seja o mais saudável, mesmo assim sinta o alimento, perceba sua textura, seu sabor, seja grato por ele, agradeça a Mãe Terra que te oferece tudo aquilo, por mais que seja alimento industrializado, ele já foi uma matéria prima da Terra antes de virar um alimento processado.

Coloque as garfadas uma de cada vez na boca, repouse o garfo no prato enquanto mastiga, deixe para preparar a próxima garfada somente após ter terminado de mastigar. Deixe a digestão ter o seu início ali na boca, onde a mistura com a saliva prepara para a próxima etapa dentro do organismo, coma aos poucos, sem grandes garfadas ou pedaços exagerados.

Coma acreditando que aquele alimento irá fazer somente o bem para seu corpo, faça as refeições nas horas certas, coma menos, não se deixe ficar empanturrado. Se não gosta do sabor de legumes e saladas, utilize ervas aromáticas, que além de serem deliciosas, são também medicinais. Dê sabor a sua alimentação, faça-a com prazer e consciência. Seja grato, não coma em frente da televisão ou conversando sobre assuntos desagradáveis, dê sua atenção para o alimento.

O corpo é a casa da alma, a alma merece uma moradia linda e bem cuidada.

Bom apetite.

Namaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário